sábado, 24 de dezembro de 2011

Trabalho de filosofia

Aristóteles
               O mundo real para Platão seria o mundo inteligível ou das ideias, enquanto um plano objetivo e independente ao próprio homem. Lá estariam as coisas verdadeiras, inclusive o BEM EM SI. Por essa razão o conhecimento dependeria exclusivamente do pensamento racional enquanto único instrumento capaz de alcançar as formas dos seres, isto é, a realidade. Aristóteles, por sua vez, inverteu a posição do seu mestre e concebeu como verdadeiro os seres particulares, logo capazes de ser conhecidos pelos órgãos da sensibilidade. O pensamento partiria dos seres individuais e, por um processo de abstração, chegaria as noções gerais, necessárias para a consecução do conhecimento, posto que todo conhecimento é sempre conhecimento dos universais (as explicações míticas são sempre de fenômenos particulares - Ex: mito de Narciso). Contestou, inclusive, a noção de BEM EM SI, pois entendia que BEM podia ser dito de diversas formas.
               Por essa razão o filósofo estagirita tentou explicar o mundo físico partindo do pressuposto de que a realidade (física e humana) é produzida por um enorme encadeamento de CAUSAS e EFEITOS, os quais chamou de energia. Assim, para explicar o mundo físico, criou a teoria da CAUSALIDADE UNIVERSAL, ou seja, o entendimento de que tudo que existe deve possuir causas e conhecer é "conhecer pelas causas", que no seu entendimento são de quatro tipos: MATERIAL, FORMAL, EFICIENTE e FINAL. Se faltar a compreensão de uma causa, não existirá conhecimento.
               Aristóteles pensava no mundo físico como uma realidade QUALITATIVA, como um ser vivo. A física moderna, por sua vez, o pensa como algo capaz de ser reduzido a um valor matemático, isto é, como "natureza morta". Para os modernos as causas se resumem a apenas uma, não interessando quem deu causa ou qual a finalidade dos fenômenos (causas eficiente e final).
               A causa material é a matéria da qual as coisas são feitas. Como a matéria precisa de uma forma, Aristóteles admite a CAUSA FORMAL como componente do mundo físico, embora não a conceba como forma dos seres individuais, mas no sentido de sua essência (universal, como a forma platônica). Como para o filósofo tudo que existe possui uma finalidade, imaginou a CAUSA FINAL, que, junto com a CAUSA EFICIENTE (quem ou que deu origem às coisas), compõe o aspecto abstrato da realidade, isto é, somente alcançáveis pelo pensamento. Isso revela que o conhecimento para o filósofo depende tanto dos sentidos, como do intelecto humano.
               Mas essa forma de explicar as coisas encontrou um dilema: como explicar o UNIVERSO a partir da teoria das 4 causas, visto que as causas material e formal são passíveis de conhecimento, mas as causas eficiente e final, não?
            O filósofo investigou as causas final e eficiente do UNIVERSO em uma obra que denominou de METAFÍSICA. Ele observou que existe uma ordem universal e assim deduziu duas teorias: da PRIMEIRA CAUSA e da SUBSTÂNCIA ORDENADORA.
              Na Teoria da "Primeira Causa" ou "Causa Imóvel" o universo seria proveniente da ação de um ser cuja existência não é promovida por qualquer outro ser, ou seja, um ser incausado (Ato Puro). Este seria o "Motor Imóvel" de Aristóteles. Sem admitir a existência do Motor Imóvel seria impossível pensar o universo, posto que o pensamento iria ao infinito, logo impossível de produzir uma conclusão inteligível (raciocínio semelhante a "Teoria do Terceiro Homem", com a qual critica a "Teoria da Ideias" de Platão). Assim a causa eficiente do universo é explicada.
            Com a "Teoria da Substância Ordenadora", supôs que a finalidade do universo seria a de manter a unidade interna inerente a multiplicidade das coisas, garantida pela ação de uma substância ordenadora.
              Por substância, Aristóteles entendia o que estava por baixo (não pode ser visto), com a qual, aliada a Teoria da POTÊNCIA e ATO, tentou explicar o que para Platão não era um problema: o movimento dos seres.

Um comentário:

  1. Eu recomendo os serviços de empréstimo do sr. pedro para qualquer pessoa que precise de ajuda financeira e eles o manterão no topo dos diretórios importantes para quaisquer necessidades futuras. mais uma vez, recomendo a você e sua equipe pelo extraordinário serviço e atendimento ao cliente, pois isso é um grande trunfo para sua empresa e uma experiência agradável para mutuários como eu. desejando a você tudo de melhor para o futuro.mr, pedro é a melhor maneira de conseguir um empréstimo fácil, aqui está o e-mail deles .. pedroloanss@gmail.com obrigado por me ajudar com o empréstimo mais uma vez no meu sincero coração, eu sou para sempre grato. você pode entrar em contato com o sr. pedro jerome para obter as seguintes ajudas financeiras, como empréstimo residencial, empréstimo para carro, empréstimo comercial, empréstimo pessoal, empréstimo mercantil, empréstimo sba.

    ResponderExcluir